Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
 Leach, 1820
Subfamília: Herpetotherinae
 Lesson, 1843
Espécie: M. semitorquatus

Nome Científico

Micrastur semitorquatus
(Vieillot, 1817)

Nome em Inglês

Collared Forest-Falcon


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Falcão-relógio

O falcão-relógio é uma ave falconiforme da família Falconidae.
Também conhecido como coã-do-mato, gavião-de-mata, coãguaçu, gavião-relógio, falcão-cuco, taguató-branco, taguatóguaçu.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) mikros = pequeno; e astur = açor, milhafre, referente ao gênero Astur de Lacépède, (1799); e do (latim) semi = pequeno, meio, metade; e torquatus, torque = com colar, colar. ⇒ Pequeno milhafre com pequeno colar. “Esparvero faxado” de Azara (1802–1805) (Micrastur).

Características

Devido a seu porte (mede entre 46 e 56 centímetros de comprimento), é surpreendente como é de difícil observação. Macho e fêmea são idênticos, esta um pouco maior. A cor da plumagem varia entre indivíduos, havendo exemplares completamente negros, com algumas listras laterais claras na barriga. A plumagem mais característica é negra nas costas, parte superior do pescoço e alto da cabeça. As partes inferiores são brancas ou avermelhadas, com um colar da mesma cor na garganta, estendendo-se pela nuca. Logo abaixo dos olhos (muito grandes e escuros), há uma área da mesma cor da garganta. Entre essa região e o colar nucal, existe uma faixa negra, estreita e ligada ao alto da cabeça. Em qualquer plumagem, a longa cauda é negra, com 4 finas listras brancas, muito separadas entre si. As pernas são longas, amarelas, enquanto a pele nua das narinas é esverdeada e conectada à pele nua e proeminente ao redor dos olhos.

Subespécies

Possui duas subespécies reconhecidas:

(Clements checklist, 2014).

Variações de plumagem

Indivíduos adultos do falcão-relógio podem apresentar diferentes padrões de plumagens, chamados “morfos”. A plumagem mais comumente observada é o morfo claro, seguido pelo morfo ruivo, e muitas vezes podem ser vistas plumagens em estado intermediário entre esses dois morfos. O morfo escuro é bem raro de ser visto na natureza.

Morfo claro Morfo ruivo Morfo escuro

Alimentação

Exímio caçador de outras aves, algumas bem maiores em tamanho e peso, apanha também pequenos mamíferos, cobras e lagartos. Os grandes olhos auxiliam nas caçadas dentro da mata e em horário de pouca luz, podendo usar sua audição aguçada para localizar a presa. Foi observada uma tática pouco usual na caça de aves. Pousado próximo a uma correição de formigas (as quais atraem aves para apanhar os insetos espantados), emitia um chamado baixo, em um galho a 1 ou 2 metros do solo. Esse chamado, com características ventríloquas, atraia as aves para o raio de ação do falcão-relógio.

Reprodução

Botam de dois a três ovos com um período de incubação de 46 dias. Geralmente os ninhos são feitos dentro de cavidades, em árvores ocas, com múltiplas entradas, a uma altura entre 12 e 20 m do solo. O ninho e seus arredores são constantemente vigiados pela fêmea que impede a aproximação de outras aves e primatas. Os filhotes abandonam o ninho com 46 - 50 dias.

Hábitos

É um falconídeo florestal, habita o interior da mata, raramente observado nas bordas.
Pode ser encontrado em florestas úmidas, florestas semi-deciduas, decíduas e enclaves florestais nas partes mais áridas de sua distribuição. Em geral, é mais escutado do que visto. Canta ao clarear ou ao escurecer (as vezes durante a noite), um chamado grave, transcrito com “ao”, sendo seus cantos bem pontuais. Essa é a razão do nome comum, devido à constância do intervalo entre os chamados.Além disso, quando pousado, balança a cauda lentamente e lateralmente como um pêndulo de relógio.

Distribuição Geográfica

Ocorre do México a América do Sul.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos